Carro de Som Brasil Itanhaém
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Itanhaém é um município brasileiro no litoral do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da Baixada Santista, sendo a segunda cidade mais antiga do Brasil, após São Vicente, também no litoral paulista.[7][8][9]
A sua população em 2022 era de 112 476 habitantes e a área é de 601,711 km², o que resulta numa densidade demográfica de 186,93 hab./km². Durante a época de temporada, entre os meses de dezembro e fevereiro, sua população (habitantes e turistas) pode passar de 300 mil pessoas, devido à alta concentração de turistas.[10]
Itanhaém é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto ao seu nome o título de “estância balneária”, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.[11]
Topônimo
O nome do município é incerto, com inúmeras possibilidades oriundas do tupi antigo. A primeira significa “pranto de pedra” ou “pedra que chora”, originário da composição genitiva: itá “pedra” e nha-em “pranto”. A segunda possibilidade, é que[12] “Itanhaém” signifique “pedra sonora” ou “pedra que canta”[13] em alusão as águas que batiam nas pedras, e ecoava sons, através da composição de itá, “pedra”, com nhe’eng (verbo), “que fala, ou que canta”.[14]
História
Fundação e primeiros tempos
Segundo historiadores reconhecidos, como Paulino de Almeida, Pedro Taques e frei Vicente do Salvador, a povoação que deu origem ao município de Itanhaém foi fundada em 22 de abril de 1532 por Martim Afonso de Sousa, à margem oriental da foz do Rio Itanhaém, sob os pés do Morro do Itaguaçu sendo, portanto, o segundo núcleo populacional criado pelos colonizadores portugueses no território brasileiro, depois da vizinha São Vicente, também fundada por Martim Afonso. Outras teorias, menos comprovadas e aceitas, afirmam que Itanhaém viria a ser fundada em 1549 pelo espanhol João Rodrigues e português Antônio Soares, ou ainda por Pedro Namorado. Frei Gaspar da Madre de Deus não teria achado nenhuma povoação ao redor da foz do Rio Itanhaém em 1555.[13][15][16]
A despeito das teorias sobre a fundação de Itanhaém, um fato é que a cidade surgiu aos pés do Convento de Nossa Senhora da Conceição, estrategicamente construído no alto do Morro do Itaguaçu. Tal localização visava o refúgio e a defesa dos moradores no Convento, em caso de ataque de indígenas inimigos.[9]
Em 1549, os jesuítas chegaram à Capitania de São Vicente, para a catequização dos indígenas. Destaca-se, em Itanhaém, no século XVI, o nome dos padres Leonardo Nunes (conhecido como “Abarebebê”), fundador do aldeamento indígena que daria origem à vizinha Peruíbe, e José de Anchieta, hoje santo.[16]
Em abril de 1561, Itanhaém foi elevada à categoria de vila, com o nome “Vila de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém”, pelo capitão-mor Francisco de Morais. Em 1563, o famoso navegante alemão Hans Staden naufragou em alto-mar, tendo nadado para a vila de Itanhaém e, daí, partido para o litoral norte paulista.[9][17]
Capitania
Devido às disputas entre os herdeiros de Martim Afonso de Sousa, em fevereiro de 1624, foi criada, a partir de uma divisão da Capitania de São Vicente, a Capitania de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, sediada na vila de mesmo nome e tendo como primeira donatária a Condessa de Vimieiro, neta do fundador de São Vicente e Itanhaém. Em sua máxima extensão, a Capitania teria um território que iria desde Cabo Frio até a Ilha do Mel, passando pelo Vale do Paraíba e partes de Minas Gerais. A capitania de Itanhaém também viria a ser um celeiro de bandeirantes e Jaques Félix, explorador a mando da Condessa, fundou Taubaté, a primeira vila do Vale do Paraíba, de onde saíram os exploradores que fundaram Mariana, primeira capital mineira, e Campinas.[13][18][19][20]
Devido a conflitos entre colonos e jesuítas relativos à escravização dos indígenas, em 1654, esses padres foram expulsos de Itanhaém e substituídos pelos franciscanos, os quais construíram um novo convento no Morro do Itaguaçu, popularmente conhecido como “Convento dos Franciscanos”.[21][22]
Com a descoberta de ouro em Minas Gerais, muitos itanhaenses migraram para essas jazidas.[21]

Em 1709, o Rei João V de Portugal uniu as Capitanias de São Vicente e Itanhaém na Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. No entanto, Itanhaém só viria a ser incorporada à Capitania de São Paulo em 1753.[18][21]
Pós-Capitania, Império e República
Em 1761, foi inaugurada a Igreja Matriz de Sant’Ana, construção iniciada em 1639, em substituição à Igreja de Santa Luzia, erguida em 1615 e destruída 20 anos depois.[21]
Em 1888, graças à ideia de Isaías Cândido Soares e João Batista do Espírito Santo, a Câmara Municipal fundou o “Gabinete de Leitura”, objetivando a levar educação aos moradores locais, levando à quase erradicação do analfabetismo em Conceição de Itanhaém ainda no século XIX.[23]
Em 1906, Conceição de Itanhaém foi elevada à condição de cidade, tendo seu nome simplificado para Itanhaém. Dois anos depois, assumia seu primeiro prefeito, João Baptista Leal.[9]
A pacata vila de pescadores e agricultores caiçaras que era Itanhaém no início do século XX começou a se transformar a partir dessa época, com o florescimento da bananicultura e a chegada, em 1913, da ferrovia Southern São Paulo Railway, que permitiu a chegada de turistas à cidade. Foi por meio dela, inclusive, ao receber turistas que buscavam as belas e intocadas praias, ilhas e morros, que nasceram e se desenvolveram bairros afastados, como o Bairro do Poço (atual Belas Artes), e Suarão, todos na primeira metade do século XX.[24][25][26]
A cidade ainda fez história ao ser a primeira no estado de São Paulo, e a segunda em todo o Brasil, a ter, como prefeita eleita, uma mulher: Spasia Albertina Bechelli Cecchi, ainda em 1936.
Itanhaém perderia grandes porções de seu território para a criação dos municípios de Itariri (1948), Mongaguá (1959) e Peruíbe (1959).[21]
Na segunda metade do século XX, com a inauguração da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega (1961) e o consequente acesso mais fácil para outras partes do estado, houve um grande crescimento do setor imobiliário e do turismo.[27][28] Ainda em 1961, a Breda Turismo passou a operar uma linha de ônibus ligando a cidade à Grande São Paulo.[28]O município tem passado por um rápido crescimento a partir dos anos 1950, acelerado no final do século XX e primeiras décadas do século XXI.[29][30]
No final da década de 1990, a linha Santos–Juquiá, antiga Southern São Paulo Railway, foi privatizada e o serviço de trem de passageiros, desativado. Em 2003, o trem cargueiro diário também foi suprimido, estando o centenário ramal de Cajati completamente abandonado e sem tráfego desde então, assim como as antigas estações ferroviárias, apesar de haver pleitos locais e regionais pedindo o retorno dos trens à região.
Em abril de 1998, foi divulgado que Xuxa Meneghel pretendia abrir o “Xuxa Water Park”, um grande parque aquático temático na cidade, na região da Chácara Cibratel, o que geraria milhares de empregos fixos para os moradores, além de fluxo constante de turistas – e não mais apenas na alta temporada. Mas, poucos meses depois, o projeto, já em fase de divulgação e com passaportes vendidos, foi embargado a pedido do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), sob a justificativa de provocar devastação em uma área de Mata Atlântica com espécies animais em risco de extinção.[31][32] Com o tempo, o projeto foi engavetado, não aparecendo, após isto, outro projeto de investimento deste nível para o município.
Geografia

Situada na Região Imediata de Santos, Itanhaém tem a maior parte de seu território formada por planícies, ao nível do mar, e que se estendem desde as praias até a base das encostas da Serra do Mar, onde atingem, no máximo, 50 metros de altitude, aproximadamente. Tais planícies são entrecortadas por morros isolados, com baixa elevação, levemente íngremes, e também por rios e manguezais.
A Mata Atlântica, com uma área de aproximadamente 300 km², permanece com flora e fauna bem conservadas, no interior do território, especialmente na Serra do Mar. Embora quase inteiramente situado em região pouco elevada, uma pequena parte do município, já sobre o Planalto de Piratininga, difere totalmente do clima e o relevo típicos da maior parte do município. Trata-se da área ocupada por um loteamento de chácaras, denominado Terras de Santa Rosa, onde se encontram a cachoeira do Funil e o rio Mambu. Não há ligação entre Terras de Santa Rosa, demais bairros e o centro da cidade; para se locomover entre eles, é necessário retornar até o município de São Paulo, descer a Serra pelo Sistema Anchieta-Imigrantes e atravessar boa parte dos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista.
Itanhaém abriga parte da Área de Relevante Interesse Ecológico Ilhas Queimada Pequena e Queimada Grande, criada em 1985 e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Seus limites são Juquitiba e a capital paulista, ao norte; São Vicente e Mongaguá, a leste; Peruíbe, a sudoeste, e Pedro de Toledo a oeste. O Oceano Atlântico fica ao sudeste do município.
Hidrografia

O território do município é completamente cortado por rios, totalizando 912 km de bacia hidrográfica. Os principais rios são:
- Rio Itanhaém
- Rio Preto
- Rio Itariru
- Rio Aguapeú
- Rio Branco
- Rio do Poço
A Serra do Mar é uma encosta contínua ao fundo da cidade, que desce de nordeste para sudoeste, estando acima dela o Planalto de Piratininga, O Bairro Terras de Santa Rosa (Itanhaém), e as cidades de São Paulo e Juquitiba. Em noites encobertas com nuvens altas, é possível ver, por cima dela, o reflexo brilhante da claridade da Capital.
O sistema da Serra do Mar em Itanhaém engloba duas cadeias de serras, duas montanhas com altitude acima de 300 metros e alguns morros espalhados pelo território com menos de 300 metros de altitude, destacando-se, entre estes:
- A Serra do Guapuruvu é uma formação oriunda da Serra do Mar que se estende paralelamente em espelho a esta, desde Mongaguá, se prolongando dentro do território municipal de nordeste para sudoeste até a região do Aguapeú. Entre a Serra do Mar e a Serra do Guapuruvu se forma o Vale do Rio Branco, e no fim deste, na divisa de município com Itanhaém, a Capital São Paulo possui o único trecho de todo seu território praticamente a nível do mar. A palavra Guapuvuru às vezes é registrada com grafias diferentes, tais como Guaperuvu, Guapevuru, ou outras, porém, o mais provável é que o correto seja mesmo Guapuruvu, um nome indígena de uma árvore encontrada na região;
- O Monte Gy é uma formação com mais de 300 metros de altitude até seu topo, localizada isoladamente no meio do território do município, margeando ao norte o Rio Preto e destacando-se ao fundo do Rio Itanhaém;
- O Monte Mambu, também com seu ponto mais alto ultrapassando os 300 metros de altitude, está localizado entre o Rio Tambotica e o Rio Branco, próximo à Serra do Guapuruvu e a Serra do Mar. Do centro da cidade, pode se ver o Monte Mambu à direita do Monte gy, um pouco mais atrás e mais distante que este;
- O Morro do Aguapeú, também conhecido como Morro Grande, é uma elevação alongada, com seu ponto mais alto pouco abaixo dos 300 metros de altitude, que se estende de sudoeste a nordeste, ao fundo das praias do Suarão e Loty, como uma muralha seguindo paralelamente à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, desde a divisa com Mongaguá. Entre a Serra do Guapuruvu e o Morro do Aguapeú, fica o Vale do Aguapeú, por onde corre o Rio Aguapeú;
- O Morro do Paranambuco fica localizado à beira mar entre a Praia de Cibratel e a Praia das Conchas. Muito buscado pelo panorama, pela pesca nas rochas à beira-mar e por oferecer a Tirolesa com uma vista maravilhosa;
- O Morro do Costão está localizado entre a Praia das Conchas e a Praia do Sonho. Em seu lado costeiro se encontram a Gruta da Santa, a Passarela de Anchieta (eleita uma das Nove Maravilhas Turísticas da Baixada Santista), e a Cama de Anchieta;
- O Morro do Piraguava, também chamado Morro do Piraguira, está localizado entre a Praia do Sonho, a Praia dos Pescadores, o Belas Artes e o Mangue do Piaguava;
- O Morro do Itaguaçu, ou Morro do Convento, se localiza no centro da cidade, e em seu alto ficam as ruínas do Convento dos Franciscanos. A Vila original, fundada por Martim Afonso de Sousa em 1532, foi estratégicamente fundada aos pés deste Morro;
- O Morro do Sapucaitava fica na margem oriental da foz do Rio Itanhaém. À beira mar, é visível a dezenas de quilômetros de distância, e foi utilizado como marco pelos antigos viajantes para localização e cálculo de distância para Itanhaém. Possui uma trilha que leva a um mirante.
Clima
Gráfico climático para Itanhaém | |||||||||||
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J | F | M | A | M | J | J | A | S | O | N | D |
243
28
20
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281
28
19
|
217
28
18
|
173
25
16
|
134
23
14
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104
22
12
|
84
22
12
|
94
23
13
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125
23
14
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154
24
15
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147
25
16
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147
26
17
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Temperaturas em °C • Precipitações em mmFonte: Tempo Agora |
O clima de Itanhaém é o subtropical úmido, sem meses secos, com verões quentes e invernos brandos, sendo o mês mais quente janeiro, com uma média de 25 °C e o mais frio julho, com uma média de 17 °C.
Rodovias
Há uma Rodoviária Interestadual ligando a cidade tanto a outros municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, quanto à capital São Paulo, a Osasco, São Bernardo do Campo, assim como a cidades do Vale do Ribeira e até dos estados do Paraná e de Santa Catarina, tais como Curitiba, Florianópolis e Joinville.
- Rodovia Padre Manuel da Nóbrega (SP-55) (ligando a Baixada Santista ao Vale do Ribeira;
- SP-40 Rodovia Itanhaém – Capital (SP-40) (ligando a Rodovia Padre Manuel diretamente ao Rodoanel Mário Covas, projeto autorizado mas não iniciado)
Ferrovias
O município é servido pela Linha Santos-Juquiá da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, mas encontra-se abandonado atualmente tanto para transporte de passageiros quanto para o de cargas; porém, há decisões judiciais recentes ordenando que a Concessionária reative a ferrovia nos próximos anos, ao menos para o transporte de cargas.
Demografia
População
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- Censo 2022
População total: 112.476 hab.[29]
Densidade demográfica: 186,93 hab./km²[29]
Taxa de urbanização: 98,93% (111.273 hab.)[29]
Taxa de alfabetização: 95,92%[29]
Mortalidade infantil (até um ano de idade): 9,04 por mil nascidos vivos[38]
- Censo 2010
Expectativa de vida: 74,36 anos[39]
Taxa de fecundidade: 2,26 filhos por mulher[39]
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,745[39]
- IDH-M Renda: 0,716
- IDH-M Longevidade: 0,823
- IDH-M Educação: 0,701
Religião

O cristianismo se faz presente na cidade da seguinte forma:[40]Itanhaém pertence à Área Pastoral da Diocese de Santos.[41]
Entre as igrejas protestantes históricas, pentecostais e neopentecostais, encontram-se na cidade:[42][43]
Política e administração

Itanhaém foi elevado à condição de vila em abril de 1561, tendo desde então, em sua vida política, uma Câmara de Vereadores. O poder Executivo Municipal foi administrado por Prefeitos ou Intendentes eleitos indiretamente pela Câmara de Vereadores, no período entre 1908 e 1947. A partir de 1948, o Poder Executivo vem sendo administrado por Prefeitos eleitos diretamente pela população.
O primeiro prefeito de Itanhaém foi João Baptista Leal, que governou de 1908 a 1915. O primeiro Prefeito eleito por voto direto foi Harry Forssell, para governar entre 1948 e 1951. O prefeito que governou por mais tempo foi Miguel Simões Dias, que em dois mandatos, administrou por praticamente 9 anos o município. O prefeito mais jovem ao assumir foi Totó Mendes, com apenas 26 anos de idade ao assumir a Prefeitura em 1926. Por fim, Itanhaém foi inovadora ao eleger ainda em 1936, pela primeira vez em todo Estado de São Paulo, uma mulher para prefeita, Spasia Albertina Bechelli Cecchi.
Infraestrutura
Transportes
O município possui linhas municipais, além do apoio auxiliar de pequenas linhas turísticas. Possui ainda linhas de ônibus intermunicipais ligando a outras cidades da Baixada Santista, como São Vicente, Santos e Peruíbe, ou do Vale do Ribeira, como Pedro de Toledo.
A cidade possui um aeroporto estadual, o Aeroporto de Itanhaém, capacitado para receber pequenos aviões e helicópteros, e é atualmente usado principalmente para o transporte de funcionários da Petrobrás para os poços de exploração do pré-sal em alto-mar na Bahia de Santos. Mas já há projetos para a ampliação do aeroporto para o transporte de voos de passageiros em grande escala.
Desde dezembro de 2020, a Azul Linhas Aéreas tenha uma linha de voo comercial de passageiros ligando a cidade até a Capital de São Paulo. Em 18 de dezembro de 2020, foi realizado o primeiro voo comercial da história da cidade e do aeroporto, trazendo o então Prefeito Marco Aurélio do Aeroporto de Congonhas.
Comunicações
O sistema de telefones automáticos foi inaugurado na cidade em 1961 pela Cia. Telefônica de Itanhaém.[47] Já o sistema de discagem direta à distância (DDD) foi implantado em 1979 pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP) com o código de área (0132).[48]
Na década de 90 o código DDD da cidade foi alterado para (013), para padronização do sistema telefônico com a telefonia celular que estava sendo implantada em todo o estado.[49]
Cultura e lazer

A cidade oferece cursos gratuitos de Dança, Música e Artes marciais para os munícipes. Itanhaém possui Escolas de Samba de bairro e desfile durante o Carnaval. Há várias festas típicas festejadas anualmente, geralmente de cunho religioso Católico Romano, realizadas com apoio da Prefeitura, como Pentecostes, Corpus Christi, em homenagem a São José de Anchieta, a Nossa Senhora da Conceição, entre outras. Uma das marcas da cidade é a tradicional Banda Marcial Municipal de Itanhaém
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.